15 alimentos poderosos para acelerar o seu metabolismo - Sidesc

Basta você fazer uma rápida pesquisa em um buscador, como o Google, para encontrar uma série de sites que indicam dietas envolvendo ações extremas para conseguir emagrecer vários quilos em apenas alguns dias. No entanto, o que esses sites não dizem é que métodos extremos, geralmente, não são a melhor maneira de reduzir gordura de forma saudável.

Em síntese, o único caminho para manter-se em boa forma é ter um comportamento diário que una alimentação saudável e atividade física.

E, entre as boas escolhas alimentares para atingir o objetivo da boa forma, sem prejudicar o organismo, estão aqueles alimentos que aceleram o metabolismo (também conhecidos como alimentos termogênicos). Eles contribuem para aumentar a produção de calor no corpo e, automaticamente, queimar mais calorias.

 

 

Portanto, continue atento a este post e conheça 15 opções de alimentos que são eficazes para acelerar o seu metabolismo. Também separamos uma receita que cai muito bem em dias frios.

 

1) ABACAXI

O abacaxi é uma conhecida fruta antioxidante e anti-inflamatória que contribui com os processos digestivos e ajuda a eliminar toxinas.

2) Abacate

Embora o abacate seja uma fruta calórica, ele possui gorduras monoinsaturadas, que são peças-chave para evitar inflamações, que, aí sim, podem resultar no acúmulo de gorduras.

3) Canela

A canela possui efeito termogênico, provocando aumento da temperatura corporal e a necessidade do organismo equilibrar o calor do corpo. A energia obtida para realizar esse processo vem da gordura acumulada.

4) Chá verde

O chá verde tem, entre seus componentes, a cafeína, a qual contribui para acelerar o funcionamento do metabolismo.

5) Chá de hibisco

O chá de hibisco é outra excelente opção de alimento antioxidante. Além disso, ele tem efeito diurético e é levemente laxante.

6) Gengibre

O gengibre é conhecido mundialmente como um termogênico natural com grande poder de ajudar na queima a gordura. O fato de ser um anti-inflamatório é mais um ponto positivo, pois contribui com a digestão.

7) Mamão

O mamão é constituído de uma série de minerais e nutrientes que auxiliam no processo anti-inflamatório, antioxidante, digestivo e laxante. Ambas as características são decisivas para o emagrecimento.

8) Óleo de coco

O óleo de coco é uma opção rica em ácidos graxos, os quais são mais facilmente transformados em energia e, com isso, são menos propensos a serem armazenados como gordura.

9) Semente de linhaça

A semente de linhaça contém ômega-3, um ácido graxo conhecido pela ação anti-inflamatória e antioxidante. Outro benefício é o fato de ser rica em fibras, essenciais para o funcionamento intestinal.

10) Quinoa

Além de contar com um alto valor nutricional e proteico, a quinoa possui fibras, excelentes para acelerar o metabolismo e garantir sensação de saciedade por mais tempo.

11) Pepino

O pepino é pouco calórico, os nutrientes presentes contribuem para reduzir o apetite, acelerar o metabolismo e fortalecer o sistema imunológico.

12) Ameixa seca

A ameixa seca é uma excelente alternativa para lanches intermediários, pois é pouco calórica e promove sensação de saciedade. O fato de ser rica em fibras é um aliado para que o intestino funcione melhor.

13) Aveia

A aveia é altamente rica em fibras e entre as suas contribuições estão o controle glicêmico e o bom funcionamento do intestino.

14) Frutas vermelhas

As frutas vermelhas contêm uma substância chamada antocianina, responsável por estimular a liberação de adiponectina, hormônio que ativa enzimas que colocam o metabolismo para trabalhar a todo vapor.

15) Salmão

O salmão é rico em ácidos graxos ômega-3, os quais reduzem a produção do hormônio leptina, que está diretamente ligado à saciedade e à regulação do apetite.

Receita para acelerar o metabolismo

Em dias frios, também dá para você pensar em algo que entre na sua rotina e ajude a manter o seu metabolismo mais acelerado. Vamos lá?

Ingredientes

1 ½ litro de água
3 colheres (de sopa) de gengibre em pedaços bem picados
casca de 1 abacaxi inteiro
2 colheres (de sopa) de açúcar (mascavo ou demerara)
2 pedaços de canela em pau

Modo de preparo

Cozinhe junto as cascas do abacaxi, o gengibre e a canela por 20 minutos.
Assim que ferver, acrescente o açúcar e ferva ainda por mais 5 minutos.
Desligue e sirva.

Ações complementares para manter a boa forma

 

O cuidado com a alimentação é indispensável para acelerar o metabolismo. Existem também outros hábitos que podem ser colocados em prática paralelamente para obter resultados satisfatórios de maneira mais rápida. São eles:

  • intensificar os treinos aeróbicos (corrida, jump, crossfit);
  • fracionar a alimentação (comer mais vezes ao dia, contudo, em quantidade menor);
  • mastigar bem os alimentos antes de engolir;
  • fazer a refeição noturna em horário que permita tempo suficiente para acontecer a digestão antes de dormir.

 

Todos os efeitos das orientações contidas neste post podem ser potencializados com o acompanhamento de profissionais, como nutricionistas e endocrinologistas. O Sidesc possui uma ampla rede de profissionais que podem ajudar você a encontrar a sua melhor forma, com saúde. Confira na nossa rede de profissionais credenciados o que está mais próximo de você.

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