Quem precisa de dentista? O cartão saúde Sidesc tem preço especial para tratamento de odontologia - Sidesc

Quando foi a última vez que você consultou com um dentista? Se a resposta envolve um período maior que seis meses, nossa orientação é: agende uma consulta o mais rápido possível.

Quem precisa de dentista
Quem precisa de dentista

 

Quando o assunto é cuidado da saúde bucal, não dá para negligenciar. Por exemplo, há algumas doenças silenciosas que, se não forem rapidamente identificadas, podem causar sérios danos.

Por isso, visitar o dentista a cada seis meses é essencial para manter os dentes e as gengivas saudáveis. Além disso, essa é uma ação decisiva para detectar precocemente qualquer complicação bucal.

Neste post, portanto, você conhecerá as doenças mais comuns ligadas à odontologia e aos cuidados que precisam ser aplicados entre uma consulta e outra.

Doenças comuns no universo da odontologia

Você sabia que sorrir é importante até para a nossa vida profissional? Portanto, fique atento às doenças mais comuns do universo da odontologia. E lembre-se: a prevenção é sempre o melhor remédio.

Placa bacteriana: também conhecida como biofilme, tem como característica principal a existência de uma película viscosa e incolor produzida a partir de bactérias e restos de alimentos que se acumulam na superfície dos dentes e na região da gengiva. Se a placa bacteriana não for devidamente removida, pode causar doenças gengivais, mau hálito, cáries e cálculo dentário.

Cárie: a característica principal é o estrago causado nas estruturas calcificadas dos dentes (esmalte, dentina e cemento). Existem casos em que os pacientes sentem dor e desconforto, porém, na maioria das vezes, a cárie é uma doença silenciosa que destrói os dentes progressivamente. Por isso, consultar o dentista de seis em seis meses é a solução mais eficaz para detectar e eliminar a cárie o mais breve possível.

Cálculo dentário: também conhecido como tártaro, essa complicação aparece nos casos em que a placa bacteriana não é removida durante a escovação. Ela se calcifica e forma, sobre os dentes, uma crosta amarelada e endurecida. É possível remover esse cálculo dentário a partir de uma limpeza profissional realizada por um dentista.

Gengivite: essa doença inicia com a inflamação da gengiva, inclusive, podendo haver sangramento. Quando isso ocorre, muitos pacientes costumam parar de escovar os dentes nas regiões próximas à gengiva. No entanto, essa decisão só piora a situação, pois a gengivite ocorre justamente pelo acúmulo da placa bacteriana, que é uma consequência da má escovação. A limpeza profissional é muito importante para ajudar a eliminar a gengivite, que é uma das principais causas de perda de dentes.

Periodontite: se a gengivite não for curada, ela evolui para a periodontite, que se caracteriza por atingir o osso ao qual o dente está ligado. Entre os sinais da periodontite estão: sangramento, pus, sensibilidade e retração da gengiva. Se não tratada, a periodontite pode ocasionar a perda do dente.

Lesões bucais: entre as lesões bucais mais comuns estão as aftas, herpes labial e inflamações gengivais. Ambas são benignas e diminuem com o tempo, mas é bem importante ficar atento durante os momentos da escovação para analisar se existe alguma ferida, caroço ou mancha na boca que não desaparece. Nesses casos, agendar uma consulta com o dentista é essencial para detectar rapidamente qualquer complicação mais grave, como o câncer de boca.

Atenção para os cuidados diários relacionados à odontologia

 

Como é possível perceber, muitas das doenças listadas acima têm a placa bacteriana como principal causa. Por isso, entre uma consulta periódica e outra, é importante manter os dentes e as gengivas limpos e saudáveis. A placa bacteriana pode ser controlada por você, e até mesmo eliminada, se você seguir estes cuidados:

  • escovar os dentes, pelo menos, três vezes ao dia;
  • certificar-se de usar creme dental com flúor;
  • usar fio dental diariamente;
  • usar enxaguante bucal uma vez ao dia.

O Sidesc Odontologia ajuda você a manter a boa saúde dos seus dentes

Quem já é cliente do cartão saúde Sidesc, é só aproveitar o Sidesc Odontologia, com consultas a preços bem mais acessíveis. Dessa forma, fica mais cômodo e econômico consultar-se periodicamente com um dentista.

 

Gostou das dicas? Acesse a rede credenciada Sidesc para conferir todos os profissionais de odontologia próximos a você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *