02/05/2022

Uso de máscaras: flexibilização com consciência

Desde o dia 12 de março de 2022, o uso de máscaras deixou de ser obrigatório em Santa Catarina. O que levou a essa decisão governamental foi a visível estabilização da pandemia 😷

O Estado foi um dos primeiros a decretar medidas de prevenção ao Coronavírus. Além disso, Santa Catarina ainda mantém índices de vacinação acima dos 82% de esquema primário completo (duas doses ou dose única).

Apesar do decreto estadual, cada município pode estabelecer regras mais rígidas conforme a realidade local. Além disso, cada estabelecimento também pode definir as suas regras, no que tange à obrigatoriedade do uso de máscaras. 


Conforme regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o
uso de máscaras permanece como sendo altamente recomendado em hospitais e centros de saúde, tendo em vista o risco que esses ambientes oferecem para a transmissão de doenças.

A questão base continua sendo o bom senso. Mesmo com a queda dos números de casos e internações por Coronavírus, muitos ambientes ainda são mais propensos ao contágio, como ônibus, metrô, eventos, salas fechadas, entre tantos outros. 

Nestes casos, ainda é recomendado o uso de máscaras tanto para a proteção pessoal, quanto para evitar o risco de contaminação em caso de pacientes assintomáticos.

E na contramão de tantas fake news que vêm bombardeando as redes sociais, é importante frisar que máscaras são seguras e eficazes. Elas são feitas de material poroso, que permite a passagem do oxigênio e o gás carbônico produzido durante a respiração. 

O que as máscaras, de fato, impedem é a passagem de gotículas que podem carregar o Coronavírus.

Em resumo: é bom ter o sentimento de que a pandemia, aparentemente, está se encaminhando para o seu fim. No entanto, todo cuidado para que a transmissão da Covid-19 possa ser evitada é sempre bem-vindo e o uso da máscara ainda é uma das formas mais baratas e democráticas mantermos o vírus isolado, evitando o contágio em massa.


O SIDESC oferece uma grande rede de parceiros em toda Santa Catarina, para que você possa estar sempre em dia com sua saúde! Quer saber mais? Entre em contato através do telefone 📞 0800 480 9988.

Compartilhe esta publicação